LOCAIS A VISITAR EM GUIMARÃES

Conhece os locais que podes visitar na cidade da tua escola.



Castelo de Guimarães

O castelo de Guimarães localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, cidade e concelho de Guimarães, no distrito de Braga.

Em posição dominante, sobranceiro ao Campo de São Mamede, este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.

Classificado como Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informalmente como uma das Sete Maravilhas de Portugal.








Paço dos Duques de Bragança

O Paço dos Duques de Bragança foi construído no século XV, em Guimarães, por D. Afonso, 1º Duque de Bragança para a sua amante. Quando estivesse o rei com esta, já tinha uma residência luxuosa para os dois. O estilo burguês deste palácio reflete os seus gostos, adquiridos nas viagens pela Europa, ainda que o aspeto atual tenha sido recriado, de forma polémica, durante o Estado Novo.

Atualmente, serve de residência oficial ao Presidente da República, nas suas deslocações ao Norte de Portugal.







Citânia de Briteiros

A citânia de Briteiros é um local arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romeu, na freguesia de Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães (a cerca de 15 km de distância a Noroeste desta cidade). Fica também perto dos santuários do Sameiro e do Bom Jesus de Braga. É uma citânia com as características gerias da cultura dos castros do noroeste da Península Ibérica.